#71 Redes sociais e viagens

Se o seu mochilão falasse sobre REDES SOCIAIS E VIAGENS, o que ele diria?

Já faz um tempo que eu e Andrea conversamos sobre a influência das redes sociais nas viagens. Os pontos positivos e negativos de compartilhar as experiências no mundo virtual enquanto as coisas passam na frente do seu nariz e você não está de fato presente no mundo real porque está muito ocupada fazendo stories.

Eu e Andrea começamos a nos questionar o quanto acabamos por deixar de viver experiências diferentes ou conhecer pessoas interessante porque estamos presas no mundo digital. Sem contar o tempo que a gente vem desperdiçando olhando e cobiçando a vida alheia em vez de viver a nossa própria vida, né?

Então, se o Se o Seu Mochilão Falasse o que ele diria sobre REDES SOCIAIS E VIAGENS?

TÓPICOS

– Como as redes sociais influenciaram as experiências das viagens (pontos positivos e negativos) – viagem como produto final (viajar pelas fotos e não pela experiência) e não como meio para o fim

– Desconexão com a nossa essência pra pertencer ao que esperam do nicho de criadores + Pressão do algoritmo para postar sempre (Fazer as coisas por pressão de que tem que postar pra ser bem sucedido no algoritmo do Instagram x compartilhar porque tem algo de interessante pra dizer)

– Autoconhecimento (entender minhas necessidades) x comparações alheias

– Ansiedade para saber se o conteúdo será aceito, terá engajamento, causará polêmica/cancelamento, etc (Tempo necessário para responder todos, dar a atenção que merecem)

– Tempo desperdiçado vendo e se comparando com a “vida alheia” que no fundo não é real

– Paradoxo entre liberdade geográfica sem autonomia de tempo – Nômade digital (viver de viagens = felicidade) x ansiedade e crise financeira x trabalhos tradicionais

– Quem sou eu sem as redes sociais x pressão de ter que postar tudo

– Facilidade das viagens (todo mundo pode viajar) x mundo dos publiposts

– Os conteúdos são superficiais porque os criadores acostumaram os seguidores a esse tipo de conteúdo OU os seguidores preferem esse tipo de conteúdo?

– Qual a responsabilidade que o criador de conteúdo de viagem tem? Posição de influencer x responsabilidade do seguidor de filtrar

– Meios rasos porém populares como o Instagram x meios profundos, mas mais nichados (o blog ainda vale a pena)

CONVIDADA DE HOJE: Ana Vieira

A Ana já visitou 86 países e é a 4ª Mulher brasileira que mais viajou pelo mundo segundo NM®.

Pra Ana, mochilar é aprender sobre pessoas, culturas, histórias, o infinito e além, mesmo com pouco dinheiro.

Recomendações desse episódio:

  • Aplicativo pra bloquear o uso das redes sociais: APP BLOCK (Freedom)
  • Documentário na Netflix: The Social Dilemma ou O Dilema das Redes

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *