#3 Voluntariado

Voluntariado

Se o seu mochilão falasse, o que ele diria sobre voluntariado?

Muito bom dia querido viajante! Está no ar mais um episódio do podcast SE MEU MOCHILÃO FALASSE…

Esse podcast fala sobre viagens – das vitórias aos perrengues – e toda quinta-feira às 7:00 da manhã a gente tá batendo ponto por aqui!

Eu sou a Mary Teles do Instagram @vidamochileira e junto comigo está a minha dupla Andrea Leonel do Instagram @andrealeonel_. Hoje temos uma convidada especial…

Com certeza, dá pra se afirmar que a geração dos millennials é a que mais viaja. De acordo com a ONG World Youth Student and Educational (WYSE) Travel Confederation, os jovens estão viajando mais, por um período maior de tempo e, apesar de como um todo estarem gastando mais dinheiro com viagem, o estilo low cost de viagem é algo bem popular entre essa geração.

Tá aí o boom dos hostels nos anos 2000 pra frente que não me deixa mentir. Mas agora, um outro estilo de viagem tá ganhando bastante espaço no mundo do turismo: o voluntariado.

Apesar de só recentemente popularizado, as plataformas de voluntariado existem a quase duas décadas. Uma das mais antigas, a HelpX, criada pelo britânico Rob Price, começou em 2001.

No ano seguinte, surge a Workaway, que hoje disputa o centro das atenções com a brasileira Worldpackers, que nasceu em 2003.

O que consiste o voluntariado? Os criadores dessas plataformas perceberam que os viajantes, além de buscarem formas mais baratas de viajar, estão cada vez mais buscando se sentir menos turistas e conhecer os lugares de forma mais profunda.

Eles também notaram em suas viagens que os hostels precisavam de gente pra trabalhar e estavam abertos pra culturas diferentes. E aí surge o conceito do voluntariado.

Tópicos abordados nesse episódio:

  • Por que fazer voluntariado?
  • Mas, voluntariado é trabalho escravo?
  • Voluntariado é pra todo mundo?
  • Como é um bom voluntariado?
  • Como é um voluntariado merda?
  • Conflitos no voluntariado existem?
  • Como a imigração vê o voluntariado?
  • O que fica de um voluntariado (aprendizados, currículo, etc)?
  • Quero voluntariar, como eu começo?
  • Voluntariar realmente economiza?

Leia também:

Convidada do episódio:

Carla Bruhna do @carlabruhna

A Carla é catarinense e descobriu que sua maior paixão é VIAJAR. Depois de muito adiar, colocou todos os seus medos e inseguranças dentro de uma mochila e se jogou nesse mundão. E, então trocou todos esses medos por uma bagagem imensa de experiências e aprendizado, e é exatamente isso que vocês encontramno canal dela no Youtube.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *