#9 Intercâmbio Definitivo

Intercâmbio definitivo em Portugal

Se o seu mochilão falasse, o que ele diria sobre intercâmbio definitivo?

Bom dia galera! Está no ar mais um episódio do nosso podcast preferido Se meu mochilão falasse. O tema de hoje resume a minha vida nos últimos 5 anos.

Bom, sabe quando você tem aquela vontade de estudar inglês fora ou fazer um mestrado em outro país pra melhorar o seu currículo pra tentar se posicionar melhor no mercado dentro da profissão que você escolheu?

Então, é basicamente sobre isso que vamos falar hoje! Vamos te mostrar o outro lado da moeda e mostrar também que nem sempre o plano sai como a gente planejou…

Depois da trilha a gente vai introduzir a nossa convidada especial e te perguntar: Se o seu mochilão falasse, o que ele diria sobre intercâmbio definitivo?

Eu sou a Andrea Leonel do Instagram @andrealeonel_ e junto comigo está a minha dupla de sempre Mary Teles do Instagram @vidamochileira. Lembrando que esse podcast fala sobre viagens – das vitórias aos perrengues – e toda quinta-feira às 7:00 da manhã a gente tá batendo ponto por aqui!

Pois é galera, a vida é muito louca mesmo. A gente vive tentando planejar o futuro e manter tudo sob controle, mas a verdade é que a vida é uma caixinha de surpresas.

Hoje a gente vai falar exatamente sobre as surpresas de você se planejar pra um intercâmbio temporário (muitas vezes pra se qualificar pra uma profissão que você tem no Brasil) e no final das contas acabar ficando de vez e, ainda por cima, seguir por outros caminhos na vida profissional.

Lembrando que nesse podcast a gente vai falar de experiências próprias e que pra cada país ou situação existe uma regra diferente, então se informe sobre as burocracias legais de permanecer num lugar com o visto certo.

Hoje a nossa convidada especial é a Camila (@maracujaroxo), que foi fazer um mestrado de 1 ano no Porto em Portugal e já tá lá há 3 anos! Camila se apresenta pra galera!

Tópicos abordados nesse episódio:

  • Qual era o plano inicial de fazer um intercâmbio? Por que decidiu fazer o intercâmbio?
  • O que mudou no plano inicial? Por que decidiu ficar de vez? Como consegue ficar aí legalmente?
  • Quais são os pontos positivos de se morar fora e quais são os pontos negativos?
  • Como foi a mudança de estilo de vida? Como era a sua vida no Brasil e como é ser imigrante?
  • Você enfrenta alguma dificuldade ou preconceito por ser imigrante?
  • Por que decidiu fazer a transição de carreira?
  • Dicas pra quem está pensando em fazer a mesma coisa que você: Ir pra estudar e acabar ficando de vez?

Convidada desse episódio:

Camila Aldrighi do @maracujaroxo

Mestra Pokémon, dos Magos e em Design Gráfico e Projetos Editoriais. É publicitária e historiadora, mas, sobretudo, uma libriana típica.

Acha que absolutamente TUDO é muito interessante – e isso faz com que goste de muitas coisas diferentes. Atualmente mora no Porto, mas aí viajou sozinha e descobriu que pertence mesmo ao mundo.

Está sempre pronta para uma boa conversa, espera compartilhar um pouco da loucura de viver sozinha e descobrir alguns lugares do Porto e do mundo com você.

Visite o blog maracujaroxo.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *