#11 Menstruação e Viagens

Se o seu mochilão falasse sobre Menstruação e Contracepção em Viagens, o que ele diria?

O podcast de hoje vai falar de uma realidade às vezes silenciosa que a maioria das mulheres passa na hora de viajar.

É um detalhe que às vezes a gente nem leva em conta na hora de planejar a viagem mas na hora que a viagem começa esse detalhinho vira um detalhao que influencia demais a viagem. Se o seu mochilao falasse sobre Menstruação o que ele diria?

E antes que os homens saiam correndo desse episódio, a gente queria deixar claro que é importante pros homens saberem o que as mulheres passam.

Todo mundo ta rodeado de mulher que menstrua e é legal você entender a realidade delas pra voce poder agir com mais empatia quando as vezes sua colega de viagem tem um problema de vazamento do absorvente ou quando ela ta morrendo de colica.

Eu falei que a gente às vezes esquece de considerar a menstruação na hora de planejar uma viagem, então hoje a gente vai dar algumas dicas do que levar em consideração na hora de escolher seu método contraceptivo pra viagem, considerando que você talvez vá mudar de país ou cidade com frequência, não vai ter muito espaço na mala e pode estar viajando com pouco dinheiro.

Só que pra fazer isso, a gente trouxe aqui a Ginecologista (nome da ginecologista) que vai ajudar aí a tirar as nossas dúvidas e corrigir a gente quando a gente falar bobagem. Se apresenta pra gente, Dra. Rebeca (@dra.rebecagerhardt)?

Então, vamos falar aqui primeiro dos métodos de contracepção. É claro que existem vários métodos diferentes, hormonais e não-hormonais, mas a gente vai citar aqui alguns mais utilizados em viagem e os prós e contras deles.

O método mais comum hoje é o ANTICONCEPCIONAL.

Porém, o problema do anticoncepcional é que a combinação anticoncepcional e voo de avião pode ser muito perigosa.

Temos também o DIU que é um método muito eficiente em viagens porque nao requer troca e muitas vezes voce nem menstrua com ele. DRA Rebeca, fala um pouco pra gente sobre o DIU e pra quem é indicado?

Depois da minha experiência com coágulos eu acabei optando pelo DIU de progesterona que é o único hormônio mais seguro que uma pessoa com histórico de coágulos pode tomar.

Queria perguntar pra Dra Rebeca tambem se existe algum outro método que iniba a menstruação e queria saber se isso é seguro?

Vamos falar agora de alguns métodos pra conter a menstruação, caso voce opte por um método de contracepção que faça com que voce menstrue frequentemente.

Obviamente temos o ABSORVENTE e o OB, que sao métodos bem comuns. É fácil por um lado que em qualquer farmácia tem e nao tem muita diferença de pais pra pais mas no ponto de vista do dinheiro e no espaço que eles ocupam na sua mala nao é muito vantajoso. Sem falar no risco de vazar e a frequência que voce tem que ficar trocando.

Por isso queria falar um pouco aqui sobre o coletor menstrual. Dra Rebeca, fala pra gente um pouco o que é o coletor menstrual.

Tópicos abordados nesse episódio:

ANTICONCEPCIONAL: comodidade e comumente utilizado. Aumento no risco de coágulos quando se viaja frequentemente de avião. Riscos em geral. A importancia do teste de trombofilia. Cuidados pra quem já teve coagulo.

DIU: tipos diferentes de DIU, contraindicaçoes, pode inibir a menstruacao o que é cômodo pra quem viaja, riscos e cuidados.

– Outros métodos que inibam a menstruação ou que sejam uma boa pra quem viaja.

COLETOR MENSTRUAL: o que é, tipos, custo, tempo de uso, como limpar e trocar, frequência de troca, contraindicações. Sobre o coletor, ele tem que ser esterilizado e normalmente é recomendado que se ferva na água quente.

Convidada do episódio:

Dra. Rebeca Gerhardt do @dra.rebecagerhardt

. Medicina | UEL
. Ginecologia e Obstetrícia | UEL
. Ginecologia Endócrina | UNIFESP
. Sexualidade | UNIFESP
. Ultrassom Transvaginal | CETRUS
. Implantes Hormonais | ELMECO
. Laser Vaginal | DEKA

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *