#20 Curiosidades Sobre Culturas

Curiosidades sobre culturas

Se eu mochilão falasse sobre curiosidades sobre culturas, o que ele diria?

Bom dia galera! Está no ar o seu podcast preferido “Se Meu Mochilão Falasse”! Eu sou a Mary Teles do Instagram @vidamochileira e junto comigo está a minha dupla de sempre Andrea Leonel do Instagram @andrealeonel_.

O tema de hoje é bem interessante e eu acho que é uma das coisas que mais me encanta na hora de viajar: Conhecer outras culturas e perceber que a diversidade entre os povos não é algo que deveria afastar e sim algo pra se encantar.

Eu acredito que a beleza de viajar tá justamente aí, perceber que às vezes somos muito diferentes, mas com tradições parecidas e outra vezes parecemos muito iguais mas com culturas completamente diferentes.

Entender que cada povo tem seu espaço e liberdade pra coabitar o mesmo planeta tá no cerne do respeito universal, que pra quem viaja por diferentes culturas acaba vivenciando mais de perto numa intensidade maior.

Por isso, se o seu mochilão falasse sobre curiosidades de outras culturas, o que ele diria?

Lembrando que esse podcast fala sobre viagens – das vitórias aos perrengues – e toda quinta-feira às 7:00 da manhã a gente tá batendo ponto por aqui! Ahh! A gente tem um instagram que é o @semeumochilãofalasse onde coletamos dicas de temas pros próximos podcasts e também interagimos direto com vocês!

Pois é! O tema de hoje é bem legal pra gente entender que respeitar a cultura do outro é essencial pra gente viver num mundo de tolerância e até mesmo buscar a famosa paz mundial. Imagina que sonho seria viver num mundo onde as diferenças culturais e até religiosas não fossem uma questão e sim apenas uma constatação de que SIM, SOMOS DIFERENTES E TÁ TUDO BEM. Ser diferente não é ruim. Ruim seria se todo mundo fosse igual. Que graça teria? Imagina viajar e ver mais do mesmo. A graça do mundo tá nas nossas diferenças, mas é uma pena que muita gente veja a diferença como um problema e acredite que a sua cultura ou religião é melhor do que a dos outros. O dia que todo mundo entender que a melhor forma de viver é através da tolerância, seja ela cultural, religiosa, de raça, opção sexual ou gênero aííí sim estaremos caminhando pro mundo ideal.

Pois é! O tema de hoje é bem legal pra gente entender que respeitar a cultura do outro é essencial pra gente viver num mundo de tolerância e até mesmo buscar a famosa paz mundial.

Imagina que sonho seria viver num mundo onde as diferenças culturais e até religiosas não fossem uma questão e sim apenas uma constatação de que SIM, SOMOS DIFERENTES E TÁ TUDO BEM.

Ser diferente não é ruim. Ruim seria se todo mundo fosse igual. Que graça teria? Imagina viajar e ver mais do mesmo. A graça do mundo tá nas nossas diferenças, mas é uma pena que muita gente veja a diferença como um problema e acredite que a sua cultura ou religião é melhor do que a dos outros.

O dia que todo mundo entender que a melhor forma de viver é através da tolerância, seja ela cultural, religiosa, de raça, opção sexual ou gênero aííí sim estaremos caminhando pro mundo ideal.

Cultura é o conjunto de tradições, crenças e costumes de determinado grupo social. Assim, a cultura representa o patrimônio social de um grupo e a soma de padrões dos comportamentos humanos.

É a gama do comportamento de um grupo de pessoas envolvendo seus conhecimentos, experiências, atitudes, valores, crenças, religião, língua, hierarquia, relações espaciais, noção de tempo, conceitos de universo.

Tudo isso é repassado por comunicação ou imitação às gerações seguintes.Artigo do site Toda Matéria

A cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade“. Edward Tylor

Antes de falar de outras culturas, vamos falar da cultura brasileira, né?

cultura brasileira resulta da mistura de raças e etnias que constituem o País desde o descobrimento.

A diversidade cultural brasileira foi influenciada por quatro grandes grupos:

  • Colonos portugueses;
  • Os índios que já viviam antes da chegada de Pedro Álvares Cabral (1467-1520);
  • O negros africanos que foram escravizados;
  • Os europeus que chegaram principalmente ao fim do período de exploração da mão-de-obra não remunerada.

Bora falar agora sobre algumas curiosidades culturais de países que a gente já passou…

Eu já coleciono várias experiências culturais na bagagem: sou casada com um tcheco, meus avós são portugueses, já morei por 3 meses na Tailândia, fiz um intercâmbio de 3 meses nos Estados Unidos e moro há mais de 5 anos na Inglaterra.

Essa coisa de conhecer novas culturas – culturas inclusive completamente diferentes da nossa – realmente me atrai e me deixa muito curiosa em termos de entender os comportamentos e pensamentos das pessoas.

Ablo é um aplicativo gratuito, tanto pra iOS quanto pra Android, que tem como finalidade conectar pessoas do mundo todo que querem conhecer mais da cultura e realidade de outros países conversando com nativos daquela nacionalidade. 

O Ablo é um app de conversação com chat, chamada de vídeo e áudio que tem tradução simultânea, ou seja, você pode falar na sua própria língua e a outra pessoa na língua dela que o aplicativo traduz automaticamente pra língua da pessoa que está lendo.

EX: Você fala em português com uma pessoa da Rússia e essa pessoa fala em russo com você. Mas, a pessoa lê em russo e você em português.

A ideia do aplicativo é realmente muito boa e inovadora, né? Imagina você poder conhecer outra cultura, pegar dicas de lugares, restaurantes, transportes e muito mais com nativos daquele país!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *