
Se o seu mochilão falasse sobre a Aurora Boreal, o que ele diria?
Todo mochileiro tem a sua bucket list, ou seja, aquela lista de coisas pra fazer antes de morrer, não é mesmo? E tem aí um certo fenômeno que aparece com frequência nas listas dos viajantes!
Pois bem, a minha parceira de podcast Andrea conseguiu riscar esse item da lista esse ano e vai contar pra gente como fazer esse programa sem gastar rios de dinheiro e da melhor maneira possivel!
Se seu mochilao falasse, o que ele diria sobre a Aurora Boreal?
É isso aí, antes de irmos pro assunto Aurora Boreal, só um lembrete que o Se Meu Mochilão Falasse sai toda quinta-feira as 7:30 da manhã na sua plataforma de podcast preferida.
Mas vamos lá então, a gente quis saber de vocês através do Instagram do Vida Mochileira e do Se Meu Mochilao Falasse quais eram suas principais dúvidas sobre a Aurora Boreal.
Aliás, segue a gente lá no IG @semeumochilãofalasse que vira e mexe estamos pedindo a interação de vocês por lá. Então escolhemos algumas perguntas aqui que vocês deixaram pra responder hoje no podcast.
Mas antes de partimos pras perguntas, vamos definir o que é a Aurora. Isso é muito importante porque ja da uma ideia de onde voce tem que ir pra ver e como monitorar ela.
– Aurora fenômeno natural: tem como monitorar mas prever 100% é impossível.
– A Aurora é o fenômeno que ocorre quando ventos solares entram no campo magnético da Terra. Esse ventos carregam elétrons que quando se chocam com atomos na nossa atmosfera, cria o efeito das luzes
– A cor das luzes depende da altitude que se da esse choque e com qual atomo o eletron se choca
* Oxigênio – verde, até 240 quilômetros de altitude (mais comum)
* Oxigênio – vermelha, acima 240 quilômetros de altitude
* Nitrogênio – azul, até 96 quilômetros de altitude
* Nitrogênio – púrpura/violeta, acima de 96 quilômetros de altitude
– Portanto, usa-se um app chamado My Aurora Forecast pra monitorar o indice KP, que é um índice que mede a atividade magnética na Terra.
Quanto mais longe dos polos voce estiver, mais atividade magnética vai ter que ter pra a aurora acontecer. E é por isso que é mais comum que se veja a aurora nos polos.
– No hemisfério sul se chama Aurora Austral
Tópicos abordados nesse episódio:
- Dá pra ver de quantos países?
- Qual a época do ano mais provável de ver?
- Como organizar o planejamento financeiro, desde logística até alimentos e roupas adequadas?
- É necessário guia?
- Quantos dias são necessarios pra ficar na cidade?
- Destrinchamos os valores
- Quanto tempo dura o fenômeno?
- Como tirar fotos da Aurora Boreal?